Biblioteca Parque de Manguinhos



Em uma área de 2.3 mil metros quadrados e com um acervo de 25 mil livros, 650 filmes e três milhões de música, a Biblioteca Parque de Manguinhos é inspirada nas bibliotecas parques de Medelin e Bogotá e vai atender a 16 comunidades da região.

Bem mais que uma biblioteca no conceito tradicional, trata-se de um espaço cultural e de convivência, que oferece à comunidade áreas como, biblioteca digital, CDteca, DVDteca, internet comunitária e rede wi-fi, jardim de leitura, brinquedoteca, um setor de periódicos e uma sala multiuso. Em breve terá também um cineteatro. O espaço tem um setor específico com acervo para deficientes visuais.

Baseada no conceito de que bibliotecas não devem ser espaços silenciosos, mas lugares que se aproximem de centros culturais, a Biblioteca Parque de Manguinhos realizará atividades culturais e de leitura de maneira ampla, e atuará como instrumento de educação e de formação de cidadãos.

A biblioteca parque conta ainda uma sala – denominada "Meu Bairro" – para reuniões da comunidade. No espaço cultura, haverá leitura, cursos, oficinas, estágios, intercâmbios e atividades dedicadas às crianças e aos jovens.

Segundo a Superintendente de Leitura e Conhecimento da SEC, Vera Saboya, esse espaço tem importante papel nas comunidades a que servirá.

“A Biblioteca Parque é uma biblioteca pública multifuncional em área de risco e, assim, contribui para a diminuição da violência, criando um espaço de convivência da comunidade. A Cultura tem papel decisivo na construção de um cidadão crítico e confiante de seu papel criador na sociedade. Assim, transforma através da reflexão, da criação e da alegria”, diz Vera.

A Academia Brasileira de Letras é madrinha da Biblioteca Parque de Manguinhos, a qual apoia com a doação de livros, consultoria a cerca da aquisição de novos títulos para atualização do acervo e orientação sobre a programação de seminários. No futuro, lançará, em parceria com a Secretária de Estado de Cultura, o prêmio de literatura da Biblioteca Parque de Manguinhos e da Academia Brasileira de Letras.

Bibliotecas Parque são na verdade centros culturais, idealizados para o convívio comunitário. São chamadas bibliotecas, mas possuem também acervos sonoros, audiovisuais, auditórios e cine-teatros. Na América Latina, a Colômbia foi a pioneira em utilizar esse tipo de espaço como política de desenvolvimento humano, situando-as em favelas de cidades como Bogotá e Medellin. No Brasil, a primeira iniciativa do tipo foi a Biblioteca São Paulo, construída no local onde ficava o antigo presídio do Carandiru. "Onde há cultura, a violência não sobrevive", disse Juca Ferreira, Ministro da Educação que esteve presente à inauguração em Manguinhos.






Em entrevista no portal Cultura.rj, a secretária de Cultura Adriana Rattes faz um retrospecto do primeiro ano de vida da Biblioteca-Parque de Manguinhos


A Biblioteca Parque de Manguinhos fica na Avenida Dom Helder Câmara, 1184 – Benfica. A biblioteca funciona de terça à quinta-feira, de 10h às 20h, sexta-feira, de 10h às 21h, sábado e domingo, de 11h às 21h.


Coordenadora: Ivete Miloski
Av. Dom Helder Câmara, 1184
Benfica – Rio de Janeiro
CEP 20.973-012
Tel: (21) 2334-8915/ 2334-8917/ 2334-8916




Fotos do Bibliotecários Sem Fronteiras e do Flickr do Governo do Rio (todas do fotógrafo Paulo Botelho)


Fonte: Secretaria da Cultura RJ,  Bibliotecários Sem Fronteiras, Portal Literal

Um comentário:

Anônimo disse...

A Biblioteca Parque de Manguinhos fica na Avenida Dom Helder Câmara, 1184 – Benfica. A biblioteca funciona de terça à quinta-feira, de 10h às 20h, sexta-feira, de 10h às 21h, sábado e domingo, de 11h às 21h.