Consultório de Biblioterapia Biblioteca ESPM SP

https://picasaweb.google.com/110935915722493096098/Biblioterapia?authuser=0&feat=directlink


Nos dias 6,7 e 8 de novembro de 2013, a Biblioteca ESPM SP teve sua primeira participação na SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Com intuito de disseminar o acervo da biblioteca de uma forma terapêutica e divertida, os “Doutores da Leitura” atendiam seus pacientes perguntando, o que estavam sentindo e no que poderiam ajudar, oferecendo assim livros, filmes e jogos como forma de tratamento.

Com a leitura terapêutica o leitor é capaz de expressar seus sentimentos e ideias, possibilitando uma percepção mais aguçada de sua situação de vida. A partir daí desenvolve-se uma forma de pensar criativa e crítica. Ler também diminui o sentimento de solidão e estimula a empatia com outras pessoas. A Biblioteca ESPM SP trouxe a terapia do diálogo mediado pelo livro, ajudando os pacientes  a criarem novas formas de ver o seu mundo interno e perceber as diversas formas de se revolver determinados problemas. A leitura ajuda a desenvolver a capacidade de reflexão e imaginação.
 
No último dia de atendimento no consultório de biblioterapia, foram sorteados 26 livros para quem participou da terapia, como forma de incentivar uma boa leitura.
A Biblioteca agradece a oportunidade de participar desse evento tão importante para a escola, colaborando com o bem estar dos funcionários.

Para saber mais sobre biblioterapia confira o texto elaborado por Lucélia Elizabeth Paiva a partir de sua tese de Doutorado: A arte de falar da morte: a literatura infantil como recurso para ser abordado com crianças e educadores



Nenhum comentário: