A prática da leitura se
faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a
"compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar
e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob
diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos,
no contato com um livro.
A atividade de leitura não corresponde
a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e
compreender o que se lê. Dessa forma tornam-se imprescindíveis também alguns
conhecimentos prévios do leitor: os linguísticos, que correspondem ao
vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto
de noções e conceitos sobre o texto; e os de mundo, que correspondem ao acervo
pessoal do leitor. Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do
que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação.
Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo.
O IPP, comprometido em atender às
inúmeras solicitações das empresas em que os jovens aprendizes prestam serviço,
no tocante as dificuldades de leitura e escrita e a apresentação de um grande
número de erros gramaticais na linguagem oral dos jovens, através do Projeto
Leitura, promove diariamente em sala de aula o desenvolvimento das
competências leitora e escritora do jovem aprendiz do PAP - Programa de
Aprendizagem Profissional, buscando a formação de leitores competentes e com
domínio da língua falada e escrita através do reforço ortográfico e da correção
gramatical, seguindo o seguinte processo:
- Desenvolver a habilidade de leitura e
compreensão do texto escrito;
- Escrever e falar a língua portuguesa
com correção e clareza;
- Refletir sobre os vícios de
linguagem;
- Sensibilizar para a criação de
hábitos de leitura, formando futuros leitores;
- Compor e alimentar o acervo bibliográfico;
- Convidar as editoras para palestras e
divulgação de títulos de sua publicação;
- Dinamizar a sala de leitura do IPP.
Fonte: http://bit.ly/1nu1nlR
Nenhum comentário:
Postar um comentário