Projeto 'Biblioteca Cidadã' leva leitura para comunidades indígenas no TO



A inauguração da biblioteca será nesta sexta-feira (15), em Tocantínia.
Esta é a 12ª inaugurada no Tocantins pela Associação Amigos do Bem.

Uma biblioteca vai ser inaugurada nesta sexta-feira (15) na aldeia funil, em Tocantínia, região central do estado, através do 'Biblioteca Cidadã', idealizado pela Associação Amigos do Bem. O projeto visa levar o acesso a leitura e a inclusão digital aos povos indígenas do Tocantins.

Biblioteca Cidada sera inaugurada na aldeia funil nesta sexta-feira (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
  Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Segundo o presidente da associação, Cícero Guimarães, esta é a 12ª biblioteca cidadã inaugurada no estado e a terceira destinada aos povos indígenas. "O livro forma cidadãos e o conhecimento tem que ser multiplicado e partilhado voluntariamente", disse o idealizador do projeto. Dentre os livros que serão doados, destacam-se o de autores tocantinenses, como o de Odir Rocha.

O professor Gilberto Xerente, da aldeia funil, acredita que o projeto incentivará a leitura na comunidade. "A gente fica muito feliz por isso, da importância da leitura para nossa comunidade, para crianças e jovens acessarem um conhecimento diverso através dos livros".

Segundo Guimarães, a intenção é que no dia da inauguração haja um intercâmbio de culturas. "Nós vamos levar nossa cultura também, vai ter um professor de violino, de flauta, a cantora Késia Carvalho e vamos assistir a apresentações culturais dos povos indígenas". Devem participar representantes do Ministério Público Federal, Justiça Federal, OAB e Academia Tocantinense de Letras.

Fonte: G1

Nenhum comentário: