Biblioteca comunitária em escola incentiva a leitura em Itapetininga



Unidade reúne mais de 700 exemplares infantis e está aberta à comunidade.
Espaço criado por meio de parcerias é o 98ª no país.
 


A Escola Municipal de Ensino Infantil Valter Aliberti Junior, que fica no Centro de Itapetininga (SP), foi escolhida para receber a Biblioteca Comunitária Ler é Preciso. Inaugurado em outubro desde ano, o espaço reúne obras voltadas para as crianças. A unidade é aberta à comunidade com o objetivo de facilitar o acesso ao universo literário.

A instalação da biblioteca ocorreu por meio de parceria entre a prefeitura, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto Ecofuturo e uma empresa da cidade. O projeto conta com outras 97 bibliotecas comunitárias no país. A unidade em Itapetininga foi a primeira implantada em uma escola de educação infantil e contou com a parceria técnica da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para a seleção do acervo e realização dos cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promoção de Leitura, formando 36 pessoas entre professores, bibliotecários e comunidade. A iniciativa reforça a ideia de que para se tornar um bom leitor, as crianças precisam ter contato com a leitura desde a primeira infância.

O local abriga atualmente 700 exemplares de vários títulos e autores. A previsão é que até dezembro deste ano o número passe para 1,5 mil. A biblioteca comunitária de Itapetininga está aberta para receber grupos de escolas e toda a população. Quem visita o espaço, principalmente as crianças, viaja pelo mundo da leitura. A estudante Gabriela de Cássia Santos, de 6 anos, ficou encantada durante a primeira visita ao local. “Muito bom para ler. Eu gosto der encontrar histórias lindas para ler”, diz.

Despertar a imaginação e deixar o público infantil mais próximo da leitura. A cada visita a intimidade aumenta e é assim que os pequenos aprendem. Por trás dos livros existe um mundo cheio de histórias. E é tendo o contato com eles desde cedo que as crianças tem mais chances de se tornarem boas leitoras no futuro. A diretora da escola onde a biblioteca foi instalada ressalta a importância da iniciativa. “Nós temos que incentivar cada vez mais a leitura. Já temos o projeto de leitura na escola com a participação dos pais, inclusive, que levam e trazem o livro. Com isso, os alunos estão familiarizados com o mundo da leitura, não só na casa, mas também na escola que propicia esse universo da leitura, em contato com os livros. Isso é muito importante”, ressalta.

Segundo a analista do projeto Ler é Possível, Daniele Juçaba, a iniciativa colocar o público em contato com os livros. “Estudos apontam que 60% do público só tem acesso de forma gratuita aos livros pela biblioteca escolar. Então, é muito importante que a biblioteca dentro de uma escola seja aberta também para a comunidade para que as crianças consigam ter o hábito de leitura a partir de uma biblioteca. Em Itapetininga já existe a biblioteca pública com exemplares para os adultos. A gente quis colocar então uma biblioteca com livros infantis aqui na escola”, explica.

A Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, instalada na EMEI Valter Aliberti Junior, localizada na Rua José Bonifácio, 738, funciona em dias úteis, das 8h às 17h, em um espaço de 60m2, com banheiros exclusivos e rampa de acesso para deficientes. Ela leva o nome do professor de Itapetininga Domingos Portella que se dedicou ao ensino da língua portuguesa, às ações de promoção de leitura e às atividades culturais no município.

Fonte: G1

Nenhum comentário: