Biblioteconomia paulista chega aos 75 anos com novos desafios


Todo 12 de março é celebrado nacionalmente o Dia do Bibliotecário, mas neste ano, a biblioteconomia paulista comemora os 75 anos de atividade da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), a mais antiga escola paulista de biblioteconomia.


A importância deste curso não reside apenas na sua longevidade, mas também por formar gerações de profissionais, alguns responsáveis pela criação de cursos da área espalhados pelo país, que influenciaram fortemente o pensamento biblioteconômico brasileiro.

Atualmente a profissão enfrenta o desafio de se colocar como uma força motora na educação e na cultura: a Lei Federal 12.444/10, sancionada em 2010, torna obrigatória a instalação de uma biblioteca com pelo menos um livro por aluno em todas as instituições de ensino públicas e privadas do país até 2020.

Hoje, porém, apenas 35% das escolas contam com bibliotecários. Para atender à demanda por esses profissionais, será necessário quadruplicar a oferta de trabalho – para ter uma ideia, hoje há 34 mil bibliotecários no país e 192 mil escolas da educação básica. Uma boa notícia para um mercado que cresce também por causa do surgimento de novas tecnologias, como as bibliotecas digitais. A má notícia é que pouco tem-se feito para cumprir a Lei, pois no Estado de São Paulo, onde se encontra o maior sistema de educação pública do país, a biblioteca escolar, como previsto na legislação, é difícil de ser encontrada nas unidades de ensino.

Para o vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª. Região (CRB8) e docente da FESPSP, Francisco Lopes de Aguiar, é preciso construir políticas públicas sólidas para fortalecer e redefinir o papel social da Biblioteca Escolar e da Biblioteca Pública. “A falta desde equipamento pedagógico na unidade de ensino faz com que o a biblioteca pública, quando ela é acessível, seja utilizada para suprir a demanda escolar, desviando-se dos objetivos prioritários”.

A Profa. Dra. Valéria Matin Valls, coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, concorda com seu colega, e completa ressaltando que o desvio de objetivo pode afetar a qualidade do serviço oferecido tanto para o usuário escolar quanto para o usuário da biblioteca pública. “É preciso compreender as especializações que cada tipo de equipamento tem, no processo educacional que ocorre no ambiente escolar, as demandas e o tipo de acervo são focados para ações pedagógicas, enquanto a biblioteca pública exige outro tipo de abordagem e tratamento”.

Para os professores, tanto o equipamento público quanto o escolar carecem de melhor definição de seus papéis quanto aos objetivos, acervo e usuários atendidos. A falta de uma política pública para equipamentos compromete a educação e a cultura das próximas gerações de brasileiros. Estamos cada vez mais distantes do slogan Brasil, Pátria Educadora.

Como se nota, há muito a ser feito neste ano que o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP celebra 75 anos.

Sobre Francisco Lopes de Aguiar

Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo- ECA/USP. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC e bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FaBCi-FESPSP. Docente no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FAINC e FaBCi-FESPSP e do curso de Pós-Graduação em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação. Coordenador da Comissão de Fiscalização no Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo/CRB8º e Editor de Tecnologia da Revista CRB8 Digital. Tem experiência na área de Ciência da Informação, utilizando-se de conhecimentos interdisciplinares entre as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Tecnologias da Informação. Atua no mercado de Gerenciamento Documentos, Dados, Informação e Conhecimento há aproximadamente 14 anos, desenvolvendo projetos de concepção e Implementação de Arquivos Empresariais/Corporativos, Centros de Informação e Documentação, Bibliotecas Universitárias/Especializadas, Bibliotecas/Repositórios Digitais/Institucionais, Informatização de Recursos e Serviços de Informação, Organização e Tratamento da Informação Arquivística/Corporativa, Mapeamento de Processos, Classificação de Conteúdos Arquivísticos, Descrição Arquivística, Avaliação Documental, TTD - Tabela de Temporalidade Documental, GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Desenvolvimento e Aplicação de Linguagens de Representação Documentária para organização e recuperação de conteúdos em ambiente digitais (Taxonomia e vocabulário controlado). Aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação baseadas na filosofia e metodologia do Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento.

Sobre Valéria Martin Valls

Doutorado em Ciências da Comunicação (2005), Mestrado em Ciências da Comunicação (1998) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1990) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2008). Coordenadora e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP) e Coordenadora de curso e docente de pós-graduação da Escola Pós-Graduada da FESPSP (Núcleo de Ciência da Informação). Docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching (parceria FESPSP e SLAC). Primeira Tesoureira (Gestão 2014-2016) da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 82 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.





Nenhum comentário: