Brasileira lança “Clubinho Infantil” de leitura na Biblioteca de Kearny

Mariana Sentieri (esq.) lê para as crianças no clubinho infantil em Cincinnati, Ohio (Foto: David Pfeifer)
Mariana Sentieri (esq.) lê para as crianças no clubinho infantil em Cincinnati, Ohio (Foto: David Pfeifer)
O prazer pela leitura, a busca do conhecimento e o interesse por idiomas fez com que Mariana Sentieri, natural de São Paulo (SP), que vive há 10 anos nos EUA, se graduasse em Economia e Literatura Francesa na Universidade Rutgers, em New Jersey. Após trabalhar na gerência de comércio a varejo em uma empresa na cidade de Cincinnati, Ohio, o nascimento da filha em 2013 fez com que ela quisesse ensinar seu idioma nativo à menina. A princípio, ela pesquisou várias técnicas de aprendizado de idiomas e adotou o sistema de como educar uma criança bilíngue: “One Parent, One Language” (Um pai, um idioma, em tradução livre).
“Eu queria compartilhar a minha identidade brasileira com a minha filha”, disse Mariana, que é casada com um norte-americano, tem uma filha de 2 anos e meio de idade e reside em Morristown (NJ) com sua família.
O primeiro passo foi traçar um projeto de educação baseado em um conceito que pode ser somente falar, falar e alfabetizar, ou seja, estabelecer objetivos. A princípio, Mariana conversava com a filha somente em português e o esposo em inglês. Para sua surpresa, a criança entendia o idioma português, mas respondia em inglês, até que ela percebeu que a filha precisava conviver com outros falantes do idioma, para que assim criasse referências. Como a comunidade brasileira em Ohio é esparsa, o grande desafio foi encontrar um grupo suficiente de pais que pudessem se reunir para que seus filhos conversassem e aprendessem o português juntos. Após conseguir espaço em uma biblioteca pública local, Mariana utilizou as redes sociais para encontrar pais interessados na região. Durante essa procura, ela percebeu que havia um considerável número de brasileiras que eram casadas com norte-americanos e que também queriam transmitir seu idioma nativo aos filhos. Então, em setembro de 2015, nascia o clubinho infantil, onde os pais podiam levar seus filhos para aprender o português e as crianças ouvir historinhas e, além disso, Mariana descobriu um novo talento: Intérprete e contadora de histórias.
Após retornar a New Jersey, Mariana teve a ideia de levar o clubinho a Newark e regiões vizinhas. Seguindo o mesmo caminho traçado em Ohio, ela contatou a Biblioteca Pública de Kearny (NJ) e no sábado (27), às 11:00 am, será realizado o primeiro clubinho de leitura de histórias em português no local. O evento é voltado às crianças com idades entre 0 a 5 anos, mas crianças maiores também podem participar, e terá a duração de 1 hora, sendo 30 minutos de atividades planejadas e 30 minutos para as crianças interagirem.
“Nessas atividades, ressaltamos o valor de aprender brincando; de forma lúdica”, disse Mariana, que planeja realizar o clubinho uma vez por mês até julho.
. Vantagens de ser uma criança bilíngue:
. Comunicação: A capacidade de comunicação com os pais, familiares, e com mais pessoas quando viajam ou convivem com pessoas estrangeiras. Somando-se a isso, as crianças bilingues têm duas vezes mais capacidade de ler e escrever, e seu conhecimento é mais amplo pelo seu maior acesso à informação global.
. Cultural: O acesso a duas culturas diferentes. À literatura, às histórias, a diferentes comportamentos, tradições, conversações, meios de comunicação e etc.
. Conhecimento: Quanto mais conhecimento, mais desenvolvido será o raciocínio de uma criança bilíngue. Através dele, podem ser mais criativos, mais flexíveis, e adquirir uma mente mais aberta ao mundo e aos demais.
. Oportunidades: As portas do mercado de trabalho se abrirão e oferecerão mais oportunidades às pessoas bilíngues, num futuro.

Nenhum comentário: